quarta-feira, 12 de abril de 2017

Eu já sofri assédios..


Em meio a esse mundo em que cada vez mais a discussão sobre assédios em mulheres vem sendo frequente, nos pegamos pensando nas situações que vivemos. Acredito que não há uma mulher que nunca tenha sofrido algum tipo de assédio e justamente por isso que essas discussões são tão necessárias hoje em dia. Eu já passei por situações que até então não sabia o que realmente acontecia, mas me causava um desconforto, me deixava sem graça e super desconfortável. E me informando sobre o assunto agora, descobri o que realmente se passava.
Apesar de tão falado, acredito que ainda há assuntos que não são abordados e por isso senti a necessidade de colocar para fora, porque são os assédios mais recorrentes na minha vida e acredito que muitas meninas e mulheres passam por isso e não se dão conta que estão sofrendo algum tipo de abuso.
Eu me dei conta de que o assunto era muito abordado por um viés em que não se dava chance para o cara, são os comentários na rua, quando o cara tenta chegar em você e você não aceita, um médico que se aproveita de uma paciente e tal. Além disso, também é abordado quando ocorre dentro de um relacionamento que o cara acha que tem domínio sobre a mulher. Mas e quando você dá uma abertura para o cara e ele abusa disso? Me refiro a quando você beija um cara e ele já acha que pode sair passando a mão em você.
Comigo aconteceu a primeira vez com 15 anos, eu fiquei com um menino e enquanto nos beijávamos ele começou a passar a mão pela minha barriga, eu me sentindo incomodada e com um pouco de nervoso por ser uma região relativamente sensível, tirei a mão dele. Mas ele voltou e eu pedi para tirar e como estava sem graça falei rindo. Mesmo eu falando rindo, ele tinha que ter me respeitado, o que não aconteceu. Eu acabei dando um jeito de ir embora e não ficamos mais. Naquela época eu nem tinha noção do que ele realmente queria ao ficar passando a mão na minha barriga, mas foi algo que me deixou desconfortável, incomodada e fez eu me sentir invadida.
Depois veio a pior experiência que eu tive. E foi primeira que quando soube mais sobre o assunto, descobri que tinha sido abusada.
Eu tinha 16 anos e comecei a ficar com um menino, não era nada sério e nós ficávamos de vez em quando. Num dia, enquanto estávamos numa lanchonete ele pegou a mochila dele e colocou no colo, eu fiquei sem entender nada, até que ele pegou a minha mão e quis colocar por debaixo da mochila, eu claro não deixei, mas isso foi só o começo. Depois disso tiveram inúmeras situações em que ficamos e ele colocava a mão entre as minhas pernas, no meio da rua, mesmo eu tirando e pedindo para ele não fazer isso. Novamente, eu não entendia muito bem o que se passava mas me sentia desconfortável e invadida. Ele vinha com a mão, mesmo sem eu querer e pedindo para parar. Com certeza achava que eu estava gostando daquilo porque eu não parei de ficar com ele. Claro que eu sei que a culpa não é minha, mas sinto como se de alguma forma tivesse deixado aquilo passar. Não me impus, justamente porque não entendia muito sobre e não sabia que estava sendo vítima.
Já tive um relacionamento também que o cara, do nada, apertava o meu peito. Eu pedia para ele parar e ele falava que eu gostava daquilo. De novo não me impus sobre, mas aquilo realmente me incomodava demais.
O maior problema é que as situações acontecem e a gente não sabe muito bem o que falar, fica sem graça, sem jeito, apesar delas nos machucarem e nos incomodarem. Mas até que ponto também o cara não é capaz de perceber quando a gente fala não, mesmo que esse não seja sorrindo, porque a gente não sabe como reagir e esse sorriso não é de quem ta gostando, é um sorriso de quem ficou sem graça. Me pergunto quantas mulheres ainda passam por isso.
E claro, até hoje acontecem situações de você mal começar a ficar com um cara e ele já vir colocando a mão na sua bunda, no seu peito e você nem ta a fim daquilo. Eu até entendo que deve ser difícil para o cara perceber até que ponto ele pode ir, mas se ta na dúvida pergunta, ou então tenta e se a garota tirou a mão é porque ela não quer, e não porque ela ta fazendo charminho para se fazer de difícil.
Esse é um ponto que me incomoda bastante e que vejo que não é muito falado. Não é possível que só eu ache que o cara sempre se adianta vindo com 50 mãos para cima da gente só porque demos "abertura" ao beijar ele. Eu espero realmente que isso possa mudar e comece a ser falado também por ai. E que eu possa agora reconhecer essas situações me impor sobre, sem ficar calada e mascarar esse sentimento através de um sorriso sem graça.

*Imagem (foto) de autoria própria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!